18 de agosto de 2012


O que rolou no MaxiModa 2012

COMENTÁRIOS: 2
     Hoje trago meus comentários sobre o MaxiModa 2012. Primeiramente, já digo que as chances de eu escrever muito, são gigantescas, portanto, quem tiver paciência, leia o que tenho a dizer.

     Bom, nunca tinha participado do evento, que já aconteceu várias vezes, mas só agora, quando fui convidada, tive a oportunidade de conferir tudo de perto. Eu era daquelas que achava que não valia a pena pagar 200 reais pra participar, mas estava completamente enganada. O que aprendi ontem, vou levar pra minha vida inteira. Os palestrantes são escolhidos a dedo, e são todos inteligentissimos, que tiveram raciocínios maravilhosos para chegar aonde chegaram, seja a empresa ou o estilista.

    Além de aprender coisas incríveis, tem também o detalhe que você conhece pessoas novas, você tem um contato direto com profissionais da área, possibilitando assim oportunidades maravilhosas pro seu futuro. Isso, pra mim, ainda é mais válido do que qualquer outra coisa. As pessoas saberem o que faço, o que estudo, pode abrir portas pro meu futuro. Por isso, se fosse de pagar, hoje, não teria dúvidas que o MaxiModa é um evento que vale a pena sim.

      Bom, como já falei no post anterior, tive que ir à faculdade, antes de ir pro MaxiModa, porque tinha de assistir aula, mas tive a grata suspresa de poder ir, antes mesmo do que pensava. Enfim, chegando lá, perdi a primeira palestra, sobre e-commerce. Vocês não tem noção de como fiquei chateada, porque sinceramente, era uma das que mais queria. Muitas clientes da Moça Bella me pedem lojas virtuais, e tô até com um projeto, que espero que dê certo. Mas enfim, não deu tempo de assistir, mas quem quiser saber como foi, clica aqui.

      Cheguei a tempo de assistir a palestra do Flávio Rocha, CEO da Riachuelo, uma empresa que tem 65 anos e é uma das maiores do mercado Fast Fashion, e a gente ama muito né? Pois bem, nunca aprendi tanto assistindo uma palestra. Pra mim, que vivo esse mercado de moda, que corre tudo tão rápido, que tem tendências que não tem tempo nem de pegar, e já vêm outra substituindo, é  muito válido receber informações tão importantes pra ajudar na fábrica Moça Bella, enfim, na minha vida profissional.

      Flávio citou um fator que pra mim é extremamente importante numa empresa. Ele citou o exemplo da apple, que comercializa produtos variados, que se complementam, e isso é extremamente importante porque, se você tem um produto bacana, e tem outros que possam complementá-lo, você não abre espaço pra concorrência. E chegou a dizer que a Riachuelo é a apple da moda. A apple fabrica o macbook, tem seu próprio sistema operacional, tem sua propria câmera, no iphone, tem seu editor de imagens, enfim, é uma empresa completa, e a Riachuelo se enquadra no mesmo exemplo, pois tem uma produção intensa desde a fiação até a entrega do produto nas lojas. Sem esquecer que tem sua própria financeira, e o cartão de crédito. Isso me chamou bastante atenção pelo fato de a empresa fazer muito sucesso. Quando eu crescer, quero ser igual à eles. Ô povo inteligente!

      Gente, os produtos da Riachuelo demoram em média 10 dias pra estarem prontos pros clientes, e olha que não são 10 blusinhas básicas não. São lojas no Brasil inteiro, e muiiiiiiitos clientes que querem comprar. Representando bem o conceito Fast Fashion, ein, Riachuelo?

      Ele também falou das parcerias com grandes estilistas, que foi uma jogada de mestre. O público da Riachuelo, que tem informação de moda, que gostaria de comprar de grandes estilistas, e não pode, tem a grande oportunidade de adquirir peças com custo mais barato, assinada por grandes nomes. E ele disse que, ao conversar com os parceiros, explica que eles têm de criar como se fosse pro cliente mais exigente dele, e isso é muito bacana, porque, mesmo tendo um custo bem menor, o público de classe C é sim, bastante exigente. Estudei isso esse ano, e se não me engano, o nome dessas parcerias de marcas é Chamado Co-branding, e é uma sacada genial.

Para saber mais sobre essa palestra, clique aqui.

Flávio Rocha e Márcia Travessoni, tirando dúvidas da platéia.
      Outra palestra que pude assistir foi a do genial Rony Meisler, sócio da Reserva. Juro pra vocês que não conhecia a marca, e a primeira impressão que tive quando Rony começou a falar foi que a marca é extremamente divertida. E não é que é mesmo! Rony inicou a história da marca quando começou a observar que, na academia onde malhava, tinham 6 homens com a mesma bermuda. E daí, quis criar um produto diferenciado. Pouco tempo depois, todos seus amigos estavam usando a sua bermuda. Levou um tempo pra colocar uma loja física, mas com muito esforço, consegiu botar a primeira, e assim foi, até chegar hoje nas suas 26 lojas.
     
      Assim que cheguei em casa já fui pesquisar um pouco mais, e fiz a tarefa de casa direitinho. Ele pediu pra gente assistir a um vídeo do desfile no Fashion Rio da coleção do Verão 2013. Um vídeo super divertido (clica aqui pra assistir), que revela bem o que a marca quer transmitir. Como ele bem disse, a Reserva quer ser amiga do seu cliente. É tomar uma cervejinha, jogar conversa fora, e consequentemente, levar a roupa.

     Além do mais, ele falou que inicialmente, quando criou a marca, ele primeiro pensou em quem, depois pensou como. Colocando sempre o cliente a frente, também criou várias linhas, para clientes específicos, e vários programas internos na marca, que motivam os funcionários a sempre atender os clientes da melhor maneira possível. E ainda disse mais... "Quem não se preocupar um a um com seus clientes, tá ferrado!" . E é pura verdade. A prova é que, pra um cliente insatisfeito chegar em qualquer mídia social e detonar uma marca, não leva 1 minuto.

      Rony falou vários palavrões durante a palestra, e isso só serviu pra quebrar os padrões e mostrar realmente o conceito que a marca quer transmitir... algo despojado e despretensioso. Adorei a palestra, bem interessante.

Rony Meisler, palestrante do Maxi Moda 2012.
      Tive que fotografar pra uma marca e não consegui assistir a ultima palestra, que era a que mais querida. Pedro Lourenço deve ter dado dicas importantissimas, e se vocês quiserem saber mais ou menos como foi, cliquem aqui.

    Também tenho pontos negativos do evento. Primeiramente, acho que um dia é pouquissimo. Esse é o tipo de evento que deveria durar no mínimo dois. Dessa maneira, os palestrantes poderiam ter mais tempo de contar mais sobre suas experiências, e nos ensinar mais ainda, além de que, com mais tempo, poderiam ter mais convidados para palestrarem.

      Enfim, vale muito a pena participar, e com certeza,, participarei da próxima edição. É um aprendizado que levamos pra vida inteira.

2 comentários:

Seu comentário é muito importante para a construção do blog! :)

 

Fanpage

Instagram