21 de outubro de 2013


Caso Instituto Royal

COMENTÁRIOS: 9



Desde que o caso do Instituto Royal foi escancarado, surgiram inúmeras versões acerca do assunto. Nossa querida Rede Globo reportou o caso de maneira absurda. Na minha humilde opinião, quis distorcer os fatos e dar razão aos cientistas que usavam cachorros da raça Beagle para testes em laboratórios. Minha indignação quanto à reportagem é que a edição favoreceu totalmente os culpados, e o foco da matéria foi mostrar o que foi quebrado dentro do instituto pelos quase "vândalos", não mais heróis. Como não estava lá, fica dificil julgar e saber realmente o que aconteceu, e como não confio nadinha no que é transmitido na Tv (principalmente na Globo), fico mais pensa a me posicionar contra esse método, seja em cachorro, ratos, coelhos ou qualquer outro animal, não só por isso, mas por vários outros motivos.

Na mesma reportagem, ficou dito que os testes eram feitos para remédios contra dor de cabeça e câncer. Mas a verdade é que os testes foram feitos para cosméticos, e não para a indústria farmacêutica.

Sou totalmente a favor da ciência, para que se descubram novas fórmulas viáveis para cura de doenças, ou a amenização das mesmas (afinal, quem nunca usou um remédio pra passar aquela dor de cabeça?). Chega a ser hipocrisia se posicionar totalmente contra, e xingar eternamente os laboratórios que fazem testes com animais (se não é melhor a gente começar de agora a acabar com todas essas instituições), mas a questão é que dói demais ver que os animais estavam sendo mantidos em péssimas condições, como pude ver em algumas fotos e vídeos. Muitos saíram machucados e vários deles foram encontrados mortos (nada me tira da cabeça a imagem daquele cachorrinho congelado). E digo mais, um bixinho desse é pra ser mantido em um lar, cheio de carinho e amor, e não preso em um ambiente sujo e sem conforto...

Por isso fico tão em dúvida quando me posiciono sobre, e acho que esse post vai ficar meio confuso. Pois ao mesmo tempo que utilizo remédios e maquiagens de marcas que fazem uso de animais para cobaias, sinto muita dor no coração por saber que muitos deles morreram por não sobreviverem aos testes... É injusto demais, vamos combinar...

Mas calma, se você ficou chocado porque os bixinhos são as cobaias, é melhor ir se acostumando com a idéia. Isso nem é recente, quanto menos surpreendente. São muitas as marcas que fazem uso desse método, e trouxe uma listinha delas. E agora vai de cada um, usar ou não produtos das mesmas. Só não vale ser contraditório, ein?

Marcas que fazem testes em animais:
Aveeno
Avon
Biotherm
Clarins
Clinique
Coopertone
Dove
Guerlain
Johnson’s
Kiehl’s
L’Oréal
L’Occitane
Lancôme
La Roche-Posay
M.A.C
Mary Kay
Maybelline
Pantene
Redken

Marcas que não fazem testes em animais:
Benefit
Weleda
Natura
O Boticário
Quem disse, Berenice?
Urban Decay
Lime Crime
Rexona
Close Up
Seda
Sephora
NYX
Tracta
L’anza
The Body Shop
Victoria’s Secret
Contem 1g
Vult
Eudora
Água de Cheiro
Farmaervas
Granado
Impala
Koloss
Stila
Lux
OX
Bare Minerals

Para ver as listas completas de empresas nacionais e internacionais que não fazem  testes em animais, clique aqui (marcas internacionais) e aqui (marcas nacionais).

É realmente bem dificil hoje ser politicamente correto, tendo em vista que queremos ter tudo, sem abrir mão de nada. Queremos o conforto, a praticidade, a facilidade que esse mundão nos oferece, mas só começamos a pensar em casos como esse, quando a TV e a internet jogam  ''a mer@$! no ventilador''. Esse foi somente um caso que nos foi apresentado, mas existe muitos, muitos, muitos outros por aí. Se você passou a ser contra os testes em animais, pode começar de agora a tomar atitudes que comprovem seu posicionamento.

Outra questão que foi levantada foi a adoção de animais, sejam eles de raça ou não. Mais uma vez, tenho de me posicionar. Sou totalmente a favor da adoção de animalzinho. Nunca comprei um. Sempre peguei de donos que os maltratavam. Existem tantos em busca de um lar, você já pensou em ser escolhido por algum? E aí, o que acham disso tudo?

9 comentários:

  1. Victoria, Adorei o post.
    Adorei o comentário sobre o caso da Rede Globo distorcer tudo e admitir que infelizmente usamos ainda muitas marcas que fazem teste em animais. O consumo consciente é a arma mais poderosa para obrigar as empresas a adotarem práticas éticas e sustentáveis – seja com o meio ambiente, com os animais, com seus empregados ou mesmo com o consumidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, que leitoras são essas? Amei os comentários de vocês duas... Obrigada por complementarem meu pensamento. Beijos :*

      Excluir
  2. Realmente Vi, concordo com você. Isso me corta o coração e em pensar que nós somos beneficiados por isso, é cruel... mas hoje em dia a tecnologia está ai e acho que ela serve para isso, já li várias matérias que há outros métodos para se fazerem certos testes.. e é assim que a humanidade deve caminhar. Se há outras maneiras, as quais não ferem animais e nem os colocam em risco, assim eles deveriam ser feitos e é por isso que nós devemos lutar. Adorei seu texto linda! Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, que leitoras são essas? É verdade, se existem outros métodos, devemos correr atrás deles. Amei os comentários de vocês duas... Obrigada por complementarem meu pensamento. Beijos :*

      Excluir
  3. Muito bom este post. Acompanho seu blog a um bom tempo, e gostei muito do seu posicionamento perante a mídia brasileira. Compreendo que trabalhar com moda é muito gratificante, principalmente, para vcs blogueiras que testam vários produtos a cerca de emitir informações úteis à suas leitoras. Gostei bastante da sua preocupação diante deste assunto polêmico, demonstra que vc não é só uma blogueira que transmite informações a cerca de roupas, e sim, preocupa-se com a qualidade de informação de tudo que cerca o mundo da moda, incluindo assim os produtos de beleza . Ah adoro seus looks também ! :)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo e fiquei com o coração partido com tudo o que vi, o que me deixa mais revoltada não são as experiências em animais, mas o mau trato que muitas vezes acontece em decorrência dessas experiências. Mas infelizmente, parece que nem todas as empresas dizem a verdade, de alguma forma os produtos cosméticos são testados em animais sim:

    http://easttowestskincare.com/2012/01/09/esclarecimentos-sobre-os-testes-em-animais-realizados-pela-industria-cosmetica/

    Abçs

    ResponderExcluir
  5. Se é possivel lançar coisas boas sem serem testadas em animais, como você citou acima, porque não adotar esse metodo para todos? Animais tem tanto direito quando os humanos que nem sei se merecem tanto reconhecimento assim. É difícil se posicionar, mas tudo deve ser feito de um jeito que os animais fiquem fora dessa "brincadeirinha de gente grande"

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Victória por expressar tudo aquilo que estava engasgado na minha garganta. Não usar produtos das marcas que utilizam animais para teste, é a melhor saída, um boicote consciente,porque é de uma crueldade sem tamanho, e que bom que aqueles ativistas entraram lá e fizeram o que eu também faria. E concordo com você em outro ponto, aquele cachorrinho congelado também não sai da minha cabeça.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom??
    Primeira vez que estou passando por aqui e estou gostando muitoo!! Parabéns pelo blog!
    Achei muito legal você abordar este assunto no seu blog! Realmente, tomar a decisão de parar de usar os produtos de marcas que testam em animais não é lá muito fácil no início..mas depois, só de pensar que aquele produto lindo veio de testes totalmente desnecessários que são absurdamente crueis aos animais..não só em cães...a gente supera! ee..sem contar que existem vários outros produtos lindos que podemos substituir tranquilamente de marcas maravilhosas e de qualidade. Digo isto porque não uso tais produtos há 3 anos...nada de cosméticos ou qlq produto de beleza, higiene ou limpeza de marcas que testam em animais. Aliás, no meu blog só falo desses produtos!
    Só pra constar: Benefit, Rexona, Close Up, Seda, Sephora, Lux fazem testes sim. A Unilever e P&G fazem testes...

    BjoBjo e ótima noite!

    www.vemqueeuteconto.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para a construção do blog! :)

 

Fanpage

Instagram