20 de novembro de 2013


Vida de Blogueira: Fútil e fácil?

COMENTÁRIOS: 39
Atenção! Talvez o que você vá ler agora não faça nenhum sentido, porque tô jogando aqui palavras soltas. É um pequeno desabafo.

Olha, eu tô de saco cheio de tanta coisa. O negócio tá me incomodando demais. Vira e mexe vejo pessoas postando sobre a saturação das blogueiras; O abuso que tem das blogueiras; O 'já deu o que tinha que dar das blogueiras'. Tô tomando as dores aqui, porque podem até não estar falando de mim, mas inclui pessoas do meio que convivo, e é minha função defender nosso lado.

As pessoas tem de entender (ou não) que ter um blog não é ter vida boa não, como aparenta ser, e eu sei que muita gente acha que é só ganhar coisa de graça, comer brigadeiro de graça, ir pra uns eventinhos e viver no salão. No meio de tudo isso, existe uma palavrinha chamada MÉRITO. Quem conseguiu isso tudo, posso colocar minha mão no fogo e afirmar que não caiu do céu não. Eu, por exemplo, lutei por mais de 2 anos pra conseguir o que consegui, e sei que ainda falta MUITO pra chegar onde quero. Dei apenas alguns passos pra frente, mas foi com muita persistência e LUTA.

Atualizar um blog e gerar conteúdo, fazendo com que ele seja uma mídia positiva, que leve informação bacana, não é fácil. Principalmente quando uma pessoa deixa de encarar isso como apenas um 'hobby', e passa a levar como profissão. Eu, por exemplo, me divido em mil pra conseguir atualizar e levar minha profissão (oficial) paralelamente. Pra quem não sabe, sou formada em moda, tenho duas marcas, duas lojas físicas e um e-commerce. Tento administrar tudo, e levar meus trabalhos com seriedade. Hoje, encaro o blog como um TRABALHO. Abro mão de diversão, pra produzir conteúdo, como todo outro profissional que acorda cedo num sábado de manhã pra ralar (quem não precisa fazer isso, agradeça a Deus).  E como passo o dia na fábrica, ou tirando foto, só tenho tempo pra editar e fotografar durante à noite, as vezes dormindo às 1 ou 2 da manhã. E acordando cedo, óbvio. Isso quando não tem evento, claro.

Recentemente, andei analisando muito o que faltava aqui, e absorvi muitas críticas construtivas, que me levaram a fazer algumas mudanças (que foi perceptível pra alguns leitores, graças a Deus). Tento estar postando mais assuntos relacionados à moda, estou gravando os vídeos que tanto me pedem, e que adoro fazer, mas isso exige uma coisa valiosa: TEMPO! Pra mim, vale muito mais que ouro.

Tem dias que você tá mal, brigou com alguém, tá sem saco, tá sem vontade pra nada, só quer ficar na sua cama, mas aí você lembra que existe uma coisa chamada compromisso. "Ah, marquei de entregar aquelas fotos pra marca TAL, e é até hoje." E aí, você levanta da cama, sem querer dar um sorriso de canto de boca, e vai se arrumar pra uma sessão de fotos, toda emburrada e mal-humorada. Blogueira também é gente, lembrem-se. Sente cólica, briga com o namorado... coisas normais de um ser-humano normal.

É claro que é uma vida com mais glamour, prestígio, e é gostoso demais ter reconhecimento de quem te acompanha (por menor que seja, já que tenho plena consciência de que ainda sou uma blogueira regional, e bem pequena). Você sempre recebe presentinhos, é mimada, bajulada, mas como qualquer outra pessoa, também tem aqueles dias que você não tá afim. Mas você tem que tá lá, firme e forte. Na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza.

Sempre recebo comentários relacionados ao salão que tenho parceria, e a pergunta mais frequente é "se é tudo de graça", e é lógico que não é. Outra palavra que existe demais nesse meio é 'parceria', e o nome já é definido como algo que gera benefício por dois lados. Pode até não ser pago com dinheiro, mas é pago com divulgação. E acreditem se quiser, dá retorno. Quando um leitor acredita no trabalho daquela pessoa, ele realmente vai atrás do que ela indica. Eu sei, porque eu também sou leitora. Eu compro (quase) tudo que as blogueiras que acompanham indicam, eu vou atrás do que as vloggers do youtube falam em seus vídeos, e isso é tão importante hoje, porque é algo que deu e dá certo.

Faz alguns meses que houve um 'boom' muito grande aqui em Fortaleza, de blogs de moda, e graças a Deus, consegui crescer profissionalmente. Muita gente vê as blogueiras com olhos de maldade, e as pessoas sempre vêm armadas, achando que as meninas são antipáticas e estrelas demais. O pessoal anda vendo as blogueiras como as pessoas que ganham tudo de graça e não fazem porra nenhuma. Mas aí que tá, minha gente. O negócio cresceu, porque dá retorno. É uma mídia que gera renda, que vende, e é um negócio, bem ao pé da letra mesmo. Tem blogueira ficando rica aí, mas é por um motivo: FOCO, dedicação e mérito.  E eu quero chegar lá um dia, e Deus quiser KKKK (Tá longe!).

Já vi muitos blogs que acompanho não crescerem tanto, porque as meninas levam trabalhos paralelos, e chegam cansadas, não conseguem postar diariamente, ou fazer fotos bacanas e inspiradoras. É totalmente compreensível! Tem filho pra criar, casa pra cuidar, e conta pra pagar no final do mês (eu também tenho, e muita)), por isso, não dá pra encarar como um único trabalho, ou apenas como um trabalho. Mas já vi muitas delas criticando as blogueiras que levam isso profissionalmente, como sendo pessoas fúteis, que vivem de luxar, colocar os pés pra cima e tomar sol na segunda-feira, ou ir ao salão no horário de expediente. Já encarei isso como gente invejosa, mas hoje vejo com outros olhos. Vejo que é gente apenas sem oportunidade de enxergar que tudo tem dois lados.

Eu só queria que as pessoas entendessem que ter um blog de moda é uma profissão, que pode até não exigir ficar atrás de uma mesa das 8h às 18h, fazendo o mesmo trabalho diariamente, mas é algo que exige muito mais do que algumas horas no salão, e fazer pose na frente de uma câmera. Vou até postar um textinho que escrevi pra uma revista de Iguatu (que vai sair em breve, e mostro pra vocês), falando um pouco da rotina de uma blogger.


"Acordar cedo pra aproveitar a melhor luz dos dias pras fotos, estar sempre com cabelo, maquiagem e unhas impecáveis, ter noção de fotografia e edição de imagem, escrever sempre corretamente, ler e responder comentários de todas as redes sociais, montar produções estilosas, fotografar boa parte do seu dia, expor sua vida pessoal mesmo sem ser a intenção, elaborar conteúdos pro blog e executá-los e procurar sempre fazer um diferencial. Essas são alguns deveres de uma blogueira. E se você pensa que é fácil... Enganou-se!

Como sou formada em Design de Moda, tenho obrigação de saber o que está in voga. Estar ligada nas tendências, ficar por dentro de tudo. Mas creio que isso seja o mínimo de toda pessoa que se propõe a fazer um trabalho bem feito: Ter domínio sobre o conteúdo que aborda.

Faz mais de dois anos que minha vida mudou e tomou um rumo surpreendente. Quando decidi criar um blog, sabia que teria de ter muita responsabilidade e compromisso, e foi dessa maneira que percebi  tudo foi acontecendo naturalmente. A parte boa dessa história existe, e é imensamente prazerosa. Receber presentes e mimos, elogios em forma de comentários, reconhecimento inesperado nas ruas (por menos intenso que seja, mas o pouco que acontece é válido, no meu caso). Tudo isso motiva, engrandece, e me faz perceber que fazer o que se ama é a melhor coisa da vida. "


Sei mais nem o que tô falando, mas espero que tenha conseguido desabafar um pouco do que tô sentindo, afinal, encaro esse espaço como um lugar nosso, e acho que nossa relação blogueira x leitor exige muito mais do que looks do dia, exige muita sinceridade e respeito. Espero que, quem tem um pé atrás com formadora de opinião, comecem a analisar o outro lado da moeda. E espero também que minhas leitoras entendam o que falei, e que possam sempre continuar me acompanhando e me apoiando no que faço. Muitas vezes pensei em desistir, mas tô aqui, e vou continuar lutando pra trazer muita coisa bacana pra mim e pra vocês. Beijo grande.

39 comentários:

  1. Amei o texto. Existem pessoas rasas de infomação, nao ligue para elas. Vc ainda tem um futuro lindo pela frente. Eu adoro todos os seus look"s . Abracos! Ylana cleone do facebook

    ResponderExcluir
  2. Arrasou! Sendo bem sincera sabe Vi, eu já cheguei a achar que você tava diferente porque agora tá top demais. Mas com o tempo fui vendo que na verdade você está crescendo e e tendo resultados de muito esforço. Teus últimos posts foram mudando muito certos pensamentos que eu tive e esse então mudou de vez. Ter um blog não é fácil mesmo e só é "top" quem praticamente dá a vida por ele. Infelizmente eu não tenho total dedicação com o meu, mas tenho esperança que um dia conseguirei melhorá-lo e ir crescendo mais. Desistir eu já pensei milhões de vezes, mas o que me faz continuar é saber que eu tenho leitores, por mais pouco que sejam, mas admiram meu trabalho mesmo que eu ainda veja mais como hobby que profissionalismo (no meu caso que não estou fazendo a dedicação que merece).

    Nunca esqueci todos os eventos e momentos que eu fui com você, inclusive quando estávamos em um evento que morríamos de zoar algumas pessoas "a cara da riqueza". hahaha Quando se é humilde de verdade a humildade prevalece sempre, independente de status. Eu sempre admirei seu trabalho, do tempo que você tinha só o blog da Moça Bella que eu olhei e pensei "valha que lojinha legal! Adorei a idéia dessa menina de fazer um blog com a loja dela!". E aí eu te conheci e vi como você é fofa. Você tem talento, é fotogênica demais e arrasa sempre!

    Ser blogueira não é fácil mesmo! Muita ralação e dedicação! Saudades de você! :)

    Bjuuu ;***

    ResponderExcluir
  3. Palmas.......e nunca, nunca desista, seu trabalho é lindo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito bom o que voce disse, adoro e acompanho muitas blogueiras e sei que todas ralam pra caramba, pra deixar tudo perfeito pra nós que acompanham vcs... Eu tenho um caso pareçido que é comigo, o meu pai tem uma rede de lojas aqui em Limeira, tem 3 lojas de roupa e sapato e sou muito julgado pq todos acham que não trabalho, mas ao contrario disso levanto as 8h e saio as 17:30h ja que faço faculdade e a van passa as 18h, e muitos dizem que nao trabalho, que fico de boa, mas faço de tudo la.. afinal estou cuidando do que é meu ... beijos ... realmente so queria dividir isso com vc,,,

    ResponderExcluir
  5. Te acho tão alma limpa, transparente... Tu sempre gosta e faz questão de mostrar o que é e de onde vem. Sou uma pessoa que torce MUITO para que continue tendo esse reconhecimento de todos que te admiram, assim como eu. Gosto de saber sobre tudo, mas meu tempo é minusculo por passar o dia na faculdade lutando, assim como você, por um reconhecimento futuro. Independente de profissão, curso, estilo e tudo mais, o respeito pelo trabalho sendo bem feito deve sempre ser mantido. Parabéns e muuuuito sucesso. Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Vih, arraso no texto! Toda profissão é válida, portanto que a pessoa saiba ganhar seu dinheiro com honestidade e é isso que importa. Críticas sempre virão, para todas as profissões, mas saiba que existem pessoas que sempre irão acreditar no seu trabalho e de outras blogueiras, eu, por exemplo, só compro produtos que as blogueiras recomendam, pois sei que elas testaram aqueles produtos e transmitem credibilidade para o leitor que irá consumir. Imagino o quanto difícil é atualizar um blog e colocar um conteúdo de qualidade, já pensei e repensei várias vezes em fazer um blog(sobre make), mas tenho plena convicção que não daria conta. Trabalhar com mídia requer tempo, dedicação e inovação e isso vc faz com muita qualidade. Muito sucesso:)


    ResponderExcluir
  7. Poxa Victoria, texto incrível (meio baratinado) , mais incrível. Imagino o quanto vocês devem ser criticadas. Mas, olha. Você está no caminho certo, te acompanho em todas,eu disse, todas as redes sociais e acho teu trabalho incrível. Morro de vontade de criar um blog, e quem sabe, um dia, se4 igual à você. Beijão. Continue, o caminho é esse

    ResponderExcluir
  8. Como blogueira te digo pra não apagar, todos precisam ler isso. Adorei cada palavra e sou totalmente a favor! O problemas dos que ainda falam mal é que generalizam vendo aquelas (es) que não levam o blog com compromisso e só querem o glamour e presentinhos. Desse tipo de gente a blogosfera está cheeeia, mas ainda bem que ainda existe blogueiras como você que sabe dá valor ao que conquistou e ao que é o pilar de um blog, as leitoras. Sem elas qual seria a razão? Amo seu blog, acompanho há pelo menos 1 ano e teve uma fase sua de só publi que não curti, até comentei lá, mas vc agora mudou e levou o blog pra um lado que sabe balancear o publi com o conteúdo. Eu mesma não posto com frequência, faço milhares de outras coisas, o blog pra mim é um xodó. Quem me dera conseguir dá mais atenção a ele e investir como quero. Mas o futuro a Deus pertence. Você vai longe, Parabéns Vii, sou sua fã! Ahh! visita meu blog vou amar receber um comentário seu! http://garotascosmopolitas.blogspot.com.br beeijão

    ResponderExcluir
  9. Quero começar dizendo que você é uma blogueira que sincera e seus looks são próximos da realidade da maioria da leitoras.
    Mas infelizmente mesmo com tudo isso que você do esforço e dedicação, que não tem como discordar, ainda assim sinto que muitas blogueiras só jogam informações e tendências em cima das leitoras.Acho sim e é inegável que muitos blogs viraram um festival de jabá e um desfile de peças de grifes que sejamos sinceras não é acessível para grande maioria das leitoras e ainda mais se analisar a realidade brasileira.
    Só acho que algumas blogueiras deveriam pensar o quanto influenciam as pessoas, muitas delas jovens/adolescentes que ainda estão em processo de formação. E talvez muitas delas se percam nesse emaranhado de informações e ostentação de grifes caríssimas que se tornaram os blogs, acabem se esquecendo que muito mais importante do que ter é ser.
    Só termino dizendo que no final do filme os Delírios de Consumo de Becky Bloom quando ela recusa trabalhar na revista de moda, pois vai contra tudo que acredita devido a tudo que passou. Então é isso acho que atualmente com a infinidade de blogs de Moda são poucos os que não perderam sua essência.

    ResponderExcluir
  10. realmente muito interessante mesmo não apaga cara tem gente que interpreta vocês muito mal por exemplo naquele bazar fashion music era só eu escutando pessoas falando mal de voces e algumas ficavam até com medo de tirar foto porque voces são tachadas de chatas! nesse mesmo dia falei com a natasha que é um amor e vi vc tirando varias fotos com as leitoras sempre sorridente e percebi que vc tava cansada mais era o seu trabalho e eu achei isso extremamente legal gostei muito sempre acompanho seu blog sou fã dele e sou elitora assidua .. só nao sou muito de comentarios mais sempre to vendo .. parabens continue assim e muito sucesso

    ResponderExcluir
  11. Sei beeeem o que vc está falando... na verdade temos nosso blog faz apenas 8 meses e graças a Deus temos alguns reconhecimentos por isso!!!
    Somos 2 amigas que falam de tudo e principalmente do nosso gosto e nosso estilo, sim não damos a menor importância para as linguarudas de plantão, e se vc concorda conosco, o blog sempre tem a intenção de ajudar as leitoras, se alguém não gosta, problema é dela, nós gostamos do nosso blog do jeitinho que ele é, pois é feito com a nossa cara e nosso estilo...
    Assim como é seu blog, do seu jeitinho e sempre estamos aki para ler o que vc posta... não fique triste com esse tipo de comentário não, uma vez a Ivete Sangalo disse que o trabalho dela era feito para seus fãs mas com a cara dela e do jeito dela, assim quem não gosta sinta-se a vontade para sair ou não acompanhar... encaramos da mesma forma...
    Vc é linda e muito batalhadora!!! Tenha orgulho de si mesma, pois vc lhe dá seu próprio mérito!!! vc sabe a luta que teve para chegar onde chegou e se Deus quiser, vai muito além do que vc é hj... Tenha fé!!! Desejamos muito sucesso sempreeee e continue lutando pelos seus bjetivos sempre... e lhe garanto - Vc está no caminho certo!!!
    Bjs o coração

    www.lalexafashion.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa' eu não poderia deixar de comentar! Vih adoro você e seu trabalho, como já comentei por aqui você uma inspiração pra mim! Você simplesmente disse "tudo", só pelo simples fato de criar um blog automaticamente as pessoas já te selam como chata e fútil e não entendem o real da coisa. Enfim, não vou me estender, só te desejo muito sucesso e que você continue dando seu sangue por esse blog, e parabéns agora com essa mudança que você fez está tudo com um gostinho de "o que será que ela vai postar de diferente amanhã?" então continue assim e se prepare, quando eu me esbarrar com você na rua quero uma foto e um autógrafo, kkk! :D Bjão!

    ResponderExcluir
  13. Uma das coisas mais valiosas que o ser humano pode ter, é a humildade. Humildade pra reconhecer os erros, humildade pra saber que se pode sempre crescer mais. Humildade de não se deixar levar pelo "sucesso" e manter sempre a essência. E é isso que vejo em você e no seu trabalho. Que você nunca deixou de ser a Victoria. Que fala o "cearês", que é sincera mesmo, que é brincalhona... Não deixe nunca que levem isso de você, é com certeza o seu maior tesouro..

    É normal que quando as pessoas comecem a crescer no que faz bem, que venham os julgamentos sem sentido. Lembra de quando foi o "boom" da Camila Coelho? Todos diziam que ela tinha virado estrela, que agora só usava coisas caras, que só fazia propaganda no blog e blablabla? É o mais normal de acontecer quando o seu trabalho esta dando certo e voce passa a ser reconhecido. E mais normal ainda é surgir pessoas pra falar, bem ou mal, claro, infelizmente.

    Então, absorva sempre o que for bom e continue fazendo o seu trabalho, que eu, e mais um monte de gente, acha incrivel. Uma das bloggers que eu mais gosto. Posso não comentar sempre, mas possa crer que TODO DIA eu abro o teu blog kkkkkkkkk adoro mais ainda quando tem vídeo \o/ então, Vic Dylon (kkkk) MAIS sucesso e MAIS força sempre pra continuar firme, mesmo em meio a essas situações (que eu imagino que sejam) chatas que acontecem.

    Beijão e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Você sabe exatamente o que passei e passo! Muita gente acha que é falta do que fazer, te manda estudar para concurso, parar de "querer ser modelo" , que só quer mostrar o que tem, o que ganha, que isso não vai levar a nada, eu compreendo totalmente sua posição, o que você está sentindo! É uma luta diária e eu sei o que sofro para manter o blog atualizado todo dia! Eu não trabalho com isso, tenho um trabalho totalmente diferente durante o dia, estudo a noite, sou casada e tenho casa e marido para cuidar, não é fácil, a gente sacrifica muito para fazer o que ama! Mas Deus tem me dado força de onde nunca imaginei receber! Mas todo o esforço em sua devido tempo será reconhecido! e oro por isso!

    ResponderExcluir
  15. Você sabe exatamente o que passei e passo! Muita gente acha que é falta do que fazer, te manda estudar para concurso, parar de "querer ser modelo" , que só quer mostrar o que tem, o que ganha, que isso não vai levar a nada, eu compreendo totalmente sua posição, o que você está sentindo! É uma luta diária e eu sei o que sofro para manter o blog atualizado todo dia! Eu não trabalho com isso, tenho um trabalho totalmente diferente durante o dia, estudo a noite, sou casada e tenho casa e marido para cuidar, não é fácil, a gente sacrifica muito para fazer o que ama! Mas Deus tem me dado força de onde nunca imaginei receber! Mas todo o esforço em sua devido tempo será reconhecido! e oro por isso!

    ResponderExcluir
  16. Vih, imagino sim que não deve ser fácil, e sabe não liga pra comentários maldosos, em tudo nessa vida, sempre vai ter alguém pra apontar sem ao mesmo ir atrás de saber tudo que a pessoa percorreu para chegar onde está. Vivo isso na pele, mas não por ser blogueira.
    Um abraço e "tamo junto"...rs

    ResponderExcluir
  17. Amei Victória Rocha e super concordo, meu blog ainda é bem pequeno mas o pouco reconhecimento que tenho já me deixa mega felizzzz e mesmo só no cmeço já ralo bastanto kkkkk ti adorororo Vi!!!!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela determinação. Não são todos que trabalham no que gosta. Você tem sorte.

    ResponderExcluir
  19. Ameeiiiii Viih...começei um blog esse ano em Abril e estou amando tudoooo...a cada curtida na página dou pulos de alegria, pois é um reconhecimento do trabalho e do amor q estou colocando nele...muitos criticam, falam que é falta do q fazer, que é tempo perdido, mas não acho nada disso...Sou Técnica de Enfremagem, artesã e blogueira, pq não??? aamooooo tudoooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Vic, Muito bom o seu texto, acho que você conseguiu se expressar bem e passar o recado! Eu acompanho o seu Blog desde o início e vi o seu crescimento como blogger, a evolução do seu estilo , no qual me identifico também!
    Já fui blogueira ( abri mão de ser porque não gostei do excesso de exposição e comentários relacionados a isso! As pessoas costumam julgar a vida da blogueira sem ao menos conhecer e por essas e outras desisti, mas também nunca tive intenção de me tornar uma "It Blogueira", no meu caso , era mesmo um hobby , escrevia por prazer, gerava conteúdo... Só não investi na qualidade das fotos... mas mesmo assim o Blog foi crescendo e juntamente com ele a necessidade de comparecer a todos os eventos solicitados, fazer fotos com fotógrafo e essas coisas não estavam inclusas no que eu queria pra mim... fora um comentário ou outro maldoso e agressivo! Não tenho sangue de barata e por isso resolvi parar... Já estava deixando de ser prazeroso. Quem sabe um dia eu até retorne com um outro formato). Bom... Mas continuo acompanhando alguns poucos blogs de moda, porque na verdade , hoje em dia qualquer uma cria um blog e começa a postar... deixei de acompanhar alguns porque percebi que a blogueira não sabia nem o que estava falando em relação a determinada tendência! escreve duas linhas sobre a tendencia e coloca muitas fotos... Se não sabe falar, é melhor não se atrever, mostra só as inspirações... Outra coisa que também deixei de acompanhar alguns : "Blogueira que não responde comentário do leitor" ( Falta de educação e de respeito ), Blogueiras que lançam um Blog, pagam assessoria pra ser divulgada e já se acham a top das tops... Concordo com você que pra ter reconhecimento exige-se dedicação e algum diferencial! Já gosto não se discute, porque acho que tem espaço para diversos estilos.
    Parabéns pelo seu Blog , raramente comento aqui, mas tô sempre passando por aqui!
    Você é uma menina simples e muito carismática, isso é um grande diferencial!!! Além de ser muito estilosa e inteligente!

    beijokas

    Cacau Rivas

    ResponderExcluir
  21. Adoreei Vi... Acompanho sempre seu blog e sou apaixonada pelas suas dicas! Desistir?! Nunca viu, pois tem várias pessoas que entende como é a vida, e a esse povo que vive falando da vida de bloggers tentem chegar lá... Mais digo uma coisa precisam de mérito!

    ResponderExcluir
  22. Oi, acho que vc é uma das poucas autenticas da nossa terrinha viu, esses seus ultimos posts mostram quem vc realmente é, pq antes tinha perdido um pouco a essência, parecia mais uma vitrine de loja de roupas só fazendo propaganda, mas continue com esse estilo das ultimas postagens que tenho ctz que irá longe. ;)

    ResponderExcluir
  23. Oi vi, tive que ler e super admiro sua coragem de desabafar. Não tive muito contato com você, acho que nos vimos somente uma vez, e mal trocamos palavras, mas você é uma pessoa que nos cativa, free free. Li, e reli seu post todinho. E te digo uma coisa, existem blogueiras, e blogueiras. Posso te dizer isso que estou nessa à 5 anos, primeiro com itsmekarlla, e agora com o Doces Curvas. Por falta de atualização, muita gente não sabe, mas o blog é meu trabalho. Estranho não? Uma menina que mal interage, mal posta, dizer que esse é o seu trabalho. Sim é, surpreendentemente. Sou formada em marketing digital, e pelo crescimento, e procura de trabalhos nessa área no nicho do meu blog, que era plus size, tive que abandonar a minha carreira, para me dedicar ao blog.

    Já que temos liberdade de expressão, e também sou sua leitora, tenho direito de discordar de algumas coisas certo? Pois bem, a vida de blogueira não é fácil mesmo, principalmente quando ela faz do blog uma empresa, e começa a fechar contratos. Tudo começa à mudar. A diferença das bloggers é, algumas começaram sem querer, e são o que são. Outras fizeram mesmo com intenção comercial, e adquiriram amor ao longo da caminhada. Conteúdo de relevância na internet, são aqueles que trazem agregam, e somam conhecimentos aos leitores. Acho que você nunca olhou o Doces, mas ele é quase 100% comercial, só não, porque vez e outra eu posto algo relacionado a minha saúde, e sobre meu noivo.

    Eu sou uma pessoa 100% transparente, e muitas vezes zoei várias bloggers. Mas porque? Porque passam muitas vezes mentiras para suas leitoras, por isso são idolatradas e taxadas de ricas. Porque teoricamente as tops tem a vida que as anônimas queriam. As fotos que são divulgadas são de salão, serviços, serviços, produtos, almoços tops e requintados, entende? Você é o que posta. Aprendi isso na minha formação de Marketing Digital. O blog é meu trabalho, mas tu acha que eu divulgo 100% dos jabares que eu recebo? Não! Porque acostuma. E vira um ciclo vicioso no blog. Pra mim, trabalho é pago em grana, dinheiro, em cheque ou em espécie de preferência. Não em permuta, ou jabar. Se recebe em dinheiro, considere profissão blogueira.

    A saturação as bloggers vem do padrão, são todas iguais. Sabe um monte de barbie? É a maioria. Só que elas não tem caixas hehe. Muita gente me questiona porque não sou vista na mídia, eu já tenho a mídia, eu não preciso estar na mídia. E é isso que a maioria quer, aparecer. Deve ser por isso que muita gente se incomoda, falta de humildade. Tu não tem noção do que eu faço 50% do meu tempo. Eu respondo emails de leitoras gordinhas com problemas diversos. As vezes tem problemas iguais, mas cada uma tem uma historia diferente. E isso faz toda a diferença. O blog ele tem que ser a realidade, porque o nome blog ja se refere à um diário virtual, é você por você. Ele tem que ter um pouco de você. Não meu 50% eu, 50% comercial. Analiso duas muito conhecidas, Just Lia é ela, é um blog, ela compra, ela pechincha, etc. Camila Coutinho no garotas estúpidas é um portal, comercial.

    A vida não é fácil mesmo. Mas entenda os vários lados, para a mulher que levanta as 6hr pra pegar um ônibus lotado, bater cartão cedo, trabalhar até as 18hr, com 1hr de almoço, sair a noite e depois ir pra faculdade, chegar da faculdade arrumar casa, estudar, sua vida parece moleza não? hehe difícil.

    Enfim, espero que não se chateie comigo. E não encare jabar como mérito, encare como interesse profissional.

    Beijos,
    Ká.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karlla, entro no doce curvas sim viu? E entendo perfeitamente o que você disse. Existem blogueiras e blogueiras, mas as que me referi aqui são aquelas que você citou, que se dedicam, que fazem o que amam e ganham dinheiro em cima, por isso é considerado TRABALHO. O que eu não acho justo é que as pessoas tenham um julgamento errado de mim e de muitas outras, como se ninguém ralasse, sabe? Quem disse que eu não sei o que é acordar cedo, bater cartão, trabalhar até as 18hrs, e tem menos de uma hora de almoço? Pegava 12 ônibus por dia, ralava no pesado, como chamam, mas aí, vieram oportunidade, que eu soube aproveitar. Então, o que questiono é só que muita gente fala, sem saber, sem se informar, sem procurar. Se não sabe, NÃO FALA!

      Sobre o comercial, hoje ganho em money mesmo, porque roupa não paga. Divulgo o que me pagam, e infelizmente o que não pagam, não posto. Mas sabe porque? Porque enquanto eu tô divulgando de graça pros outros, eu tô deixando de fazer pras minhas duas marcas. Isso caiu a ficha AGORA, mas é o que tô colocando em prática. Recebo muita roupa, muita coisa, mas não posto a metade, e infelizmente, roupa não paga fatura de cartão (AH se pagasse). Adorei seu comentário, e foi excelente pra gente debater mais ainda o assunto.

      Sucesso no seu blog, no seu casamento e na sua vida nova. Você pode até achar que não sei, mas sei sim da tua vida de noiva. Beijão :*

      Excluir
  24. Humilde, linda e talentosa! Morro de orgulho ;**

    ResponderExcluir
  25. Não apaga, adorei o texto. Bem esclarecedor, pra que não entende!

    Você sem dúvidas é uma bloguete TOP e se Deus quiser vai crescer ainda mais, porque você merece e luta por isso todos os dias.

    Sabe que sou fã do seu trabalho e dos seus looks (que são bem de acordo com a realidade mesmo).. Continua linda e sorridente, vc merece muito mais!

    Beijos, Lays Sales! ;*

    ResponderExcluir
  26. Nossa! Você está super certa! Ser blogueira da muito trabalho, todas se dedicam muito para vir alguém que não sabe nada do que uma blogueira passa pra estar onde está e dizer um monte de besteiras. Eu sou blogueira iniciante e já passo um sufoco danado pra postar todos os dias e pelo menos TENTAR ter um conteúdo bom, imagina blogueiras como você, que tem outros trabalho e muitos compromissos... Essas pessoas acham que só elas trabalham, são totalmente desinformados! Continue sempre assim e não importa oq eles digam você vai continuar a crescer cada vez mais, e eu espero um dia chegar lá também! Beijos linda
    http://www.estiloceciil.com/

    ResponderExcluir
  27. Oh primeira vez que comento em um blog. Sou de Manaus e adoro a sua terra o que me fez procurar blogs de Fortaleza. Vejo que você está sempre atualizando e quem está na internet de bobeira ou no meio do expediente (rsrs, tipo eu!) gosta de ver imagens para se inspirar e quanto mais postagens melhor, o que é egoísmo nosso. Em suma, aprendemos muito com vocês, seja como se vestir, se maquiar, se produzir, assim como a perseverar na vida para conquistar sonhos. Sucesso para você, tão jovem e já um exemplo!

    ResponderExcluir
  28. Vih, você é um grande exemplo, por correr atrás das suas metas e crescer tanto, lembro quando a Moça Bella era só mais uma loja na Monsenhor Tabosa e olha só aonde você chegou!
    Vale tanto a pena te acompanhar não só porque suas fotos ou textos são inspiradores, mas por você ser uma pessoa inspiradora.
    Esse desabafo cumpriu um papel muito importante de permitir que as pessoas que não conhecem desse mundo de blogs e afins, pararem pra pensar um pouco e deixarem o preconceito de lado, pois ser blogueira dá trabalho, talvez até mais, pelo fato de você passar o dia inteiro pensando em temas para posts, pesquisando, fotografando, compartilhando tudo o que faz.
    Só tenho a te deixar meus parabéns :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá Victória! acompanho seu blog há um tempo, mas nunca comentei antes... Bem, achei legal você dividir com suas leitoras esse desabafo e concordo com alguns pontos. Sobre esses comentários do tipo, as blogueiras são todas iguais, blog de moda já deu o que tinha que dar etc etc blá blá blá.... acredito que isso acontece quando a blogueira acaba perdendo sua essência (que é o que cativa seus fãs) para se tornar só uma fonte de publicidade. Eu mesma, deixei de frequentar seu blog por um tempo, porque só via publicidade... Concordo que esse é seu trabalho e que você depende dele (também) para pagar suas contas, mas acho que o legal é não perder a essência do blog, poderia ser 50% de posts publicitários e 50% espontâneo. Por exemplo, leitoras se interessam muito mais posts do tipo look do dia quando é um look que você usou na sua vida (tipo ir á faculdade, sair com o namorado, dia de trabalho), do que quando é um look do dia montado para divulgar uma marca, entende? Admiro seu trabalho e acho que a receita é manter o equilíbrio entre posts de prazer e posts lucrativos. Abraços, Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, muito obrigada pelo sue comentário. Essa foi uma fase que passei, porque iniciou na época do TCC, e foi a única saida pra não deixar de atualizar o blog. Mas aí, caí na real e já retornei ao normal, ou pelo menos estou tentando encaixar tudo em seus lugares novamente.

      So pra deixar claro, TODOS, aboslutamente TODOs os 'looks do dia', são de uso pessoal meu, por isso sempre comento como montei, e pra onde fui com ele. Quando não tiver o nome look do dia, é bem provavel que seja apenas uma publicidade, com minha opinião, mas que tenho absoluta certeza que sai com menos naturalidade. Todos sentem isso, até as próprias marcas.

      Por isso, as marcas parceiras (agora estou só com 4), fecham comigo look do dia, e me cedem uma parte em dinheiro, e os looks pra eu usar (e não devolver), e são os looks que vou ao cinema com o boy, vou ao shopping com as amigas, vou pra uma baladinha, etc. Só pra deixar claro, tá? Beijão e muito obrigada por mais um voto de credibilidade.

      Excluir
  30. Gabriea Martins21 novembro, 2013

    Admiro demais seu trabalho!

    ResponderExcluir
  31. Vih vc é uma fonte de inspiração ! ! ! Tem tudo para atingir seus objetivos ;) na torcida \o/ Admiração total bjusss ! ! !

    ResponderExcluir
  32. Parabéns!!! Isso se chama profissionalismo e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  33. Disse tudo que eu penso!
    E me identifiquei bastante. Sou uma blogueira pequena. Um blog menor que o seu rsrsrs.
    Tem gente que parece que tem o prazer de te colocar para baixo. Pra quê?
    To bem saturada. Tenho um trabalho paralelo e aí fica difícil, dificílimo conciliar. Os posts reduziram e tudo =/
    O que quero dizer é que as pessoas deveriam acordar pra vida. Criticar é fácil, extremamente fácil.
    Já fiquei a ponto de apertar o "excluir" mas não vou fazer isso.
    Dei valor a cada palavra, Vi.
    E sou só elogios para você. Te admiro muito. Parabéns pelas suas conquistas e pela pessoa simples que você é. Que Deus te abençoe, te proteja e seja seu guia. Nossa Senhora te cubra.
    ;*

    ResponderExcluir
  34. Disse absolutamente tudo! Faz uns cinco anos que entrei pra esse mundo de blogs, mas sempre acabava excluindo-os por não conseguir/saber gerencia-los direito. No começo do ano criei o Nuveline, venho tentando fazer com que ele cresça cada vez mais, te entendo perfeitamente porque já recebi várias críticas bem maldosas em relação à isso (e é porque eu nem sou uma blogueira conhecida ainda). É bem chato ver os outros falarem mal do que eu amo fazer, mas sempre digo isso que você contou no post e eles ficam repensando no que disseram. Prevejo um mundo onde as blogueiras irão tomar conta, e ai meu bem, quero ver alguém falar besteira! Hahaha

    Nunca desista disso tudo, nunquinha! Conheci seu trabalho há pouco tempo e olha, dá orgulho de ver uma outra blogueira daqui de Fortaleza conseguindo o mérito que merece, porque eu consigo ver o quanto você se esforça pra isso aqui ser perfeito, e tá dando certo!

    Beijos, http://www.nuveline.com/

    ResponderExcluir
  35. Muito bom! Não sou blogueira, mas concordo plenamente com você. Não é fácil levar uma profissão e atualizar um conteúdo. O que posso dizer? O que seria da vida, das compras, da inspiração e da pesquisa de qualidade sem a contribuição apaixonada das blogueiras! Parabéns!

    ResponderExcluir
  36. Você faz um belo trabalho Victória! Algumas pessoas se incomodam com o trabalho bem sucedido dos outros, é normal! Continue firme e vai longe!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para a construção do blog! :)

 

Fanpage

Instagram